Blog

5 perguntas sobre cirurgia bariátrica que você sempre quis fazer

5 perguntas sobre cirurgia bariátrica que você sempre quis fazer


O que é cirurgia bariátrica e quando se opta pelo tratamento?


É um procedimento cirúrgico que tem por objetivo proporcionar e manter uma perda importante de peso, ou seja, vislumbra o controle da obesidade mórbida e suas consequências. Normalmente os pacientes que são submetidos a cirurgia bariátrica já passaram por vários tipos de dieta ou por outros meios que objetivam a perda de peso.

Contudo, quando se alcançam índices de peso que definem obesidade mórbida, com ou sem comorbidades, a indicação cirúrgica torna-se incontestável no sentido de se minimizar os riscos de mortalidade precoce.

A obesidade é um problema psicológico?

Não. A obesidade é uma doença que vem acompanhada de uma série de complicações da saúde global do indivíduo ou de outras doenças. É comum que o indivíduo apresente pressão arterial alta, dores cervicais, bem como ansiedade, agitação psíquica ou depressão.

A compreensão dos estados do humor é de co-morbidade, da mesma forma como se compreende as demais manifestações da saúde do obeso. Deste modo, merecem atenção e tratamento.

Em quanto tempo poderei retornar ao trabalho e às atividades normais?

Com o advento da cirurgia videolaparoscópica, o quesito recuperação rápida tornou-se uma realidade. Os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica e que apresentam boa evolução pós-operatória poderão retornar ao trabalho e às suas atividades normais dentro de dez a quinze dias.

O paciente estará apto a realizar atividades leves em aproximadamente 7 a 10 dias. Já para atividades que exijam esforços físicos moderados, é razoável aguardar um período de pelo menos 30 dias.

Quando devo fazer cirurgia plástica após bariátrica?

As cirurgias plásticas devem ser feitas quando o objetivo da perda de peso estipulada pelo seu cirurgião bariátrico for atingida ou quando ocorreu a estabilização do peso. Ainda assim, o cirurgião plástico deve selecionar os pacientes que estejam com IMC abaixo de 30 ou acima de 30, somente se houverem razões fortes.

A estabilização do peso ocorre geralmente entre 01 e 02 anos após a cirurgia bariátrica. Alguns casos podem necessitar de cirurgia plástica muito antes da estabilização, quando a sobra de pele e excesso gorduroso prejudica em muito a sua locomoção.

Como é o pós-operatório da cirurgia bariátrica?

Para cada problema e resolução cirúrgica, um determinado pós-operatório. De uma maneira geral a primeira semana é a mais importante, pois poderemos evitar hemorragias, infecções, necroses e edemas, simplesmente com um repouso relativo e curativos adequados.

Após a primeira semana há a liberação para caminhadas leves, dirigir pequenas distâncias, trabalhar (depende do trabalho), para alguns exercícios físicos e até para relações sexuais desde que sejam bem orientados.  Pós 30 dias de vida normal (musculação, trabalho).

A cirurgia bariátrica salva vidas!


Buscar conhecer e entender a obesidade é vital para quem busca prevenção, tratamento e mais qualidade de vida. Procure ajuda!


Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!

Outros relacionados

Quando a cirurgia bariátrica é indicada para tratar obesidade

Quando a cirurgia bariátrica é indicada para tratar obesidade

A cirurgia bariátrica normalmente está indicada para pessoas com...

Cirurgia Laparoscópica

Cirurgia Laparoscópica

Técnica cirúrgica em que se realiza a mesma cirurgia através de...

É possível engravidar após fazer cirurgia bariátrica?

É possível engravidar após fazer cirurgia bariátrica?

Engravidar após uma cirurgia bariátrica é possível embora,...