Blog

7 formas de aliviar a dor da hemorroida

7 formas de aliviar a dor da hemorroida

Determinada pela inflamação e inchaço das veias inicial do reto ou do anus, a hemorroida é uma doença que causa dor durante ou após a evacuação, bem como sangramentos, coceira anal e formação de nódulos endurecidos sensíveis próximos ao ânus.

Existem algumas medidas não medicamentosas que você pode tomar no seu dia a dia caso sofra com hemorroidas. Como:

Cuidar da alimentação

Para auxiliar a evitar que as hemorroidas piorem e consequentemente mais doloridas, uma alimentação rica em fibras (como arroz integral, pão com cereais, linhaça, etc) e alta ingestão de água é indicado, pois ajudam o amolecimento das fezes, o que melhora o funcionamento do intestino, e consequentemente diminui a necessidade de esforço para evacuar e assim diminui a dor. 

Não segurar a vontade de evacuar

Ao segurar a vontade de ir ao banheiro por muito tempo,  faz com que o intestino absorva muito da água contida nas fezes, ou seja, quando você for finalmente ao banheiro, elas estarão mais desidratadas, e assim, aumentará a pressão sobre a hemorroida e consequentemente aumentará a dor. 

Evitar o uso de papel higiênico

Por ser uma região sujeita facilmente à contaminação, manter um cuidado maior na hora da higiene anal evita o surgimento de infecções. Apesar do papel higiênico ser a forma mais utilizada na hora da higienização após o uso do banheiro, ele não é indicado em casos de indivíduos com hemorroidas com componente externo. O mais indicado nesses casos é o uso de água com sabonete ou com lenços umedecidos. 

Caminhar ao longo do expediente

Quando se passa muito tempo sentado, faz com que o peso do corpo fique centralizado por muito tempo sobre o quadril, fazendo com que a circulação do sangue na região do anus, o que intensifica o risco de  dilatação das veias locais. Portanto, reserve alguns minutos do dia para levantar, caminhar, para prevenir o surgimento ou a piora das hemorroidas. 

Praticar exercícios físicos regularmente

Exercícios físicos,  principalmente caminhadas ou natação, ajudam a circulação, bem como as mudanças do intestino, o que faz com que as fezes fiquem mais “moldadas”, e assim saem mais facilmente, sem pressão, e consequentemente sem dor.

Usar pomadas indicadas para hemorroidas

Indicadas pelo médico, as pomadas específicas para hemorroida ajudam a diminuir o desconforto quando aplicadas diretamente sobre a hemorroida, pois são compostas por elementos de ação anestésica e secativa.

Fazer banhos de assento

Sendo uma ótima opção de tratamento natural para aliviar o desconforto, o banho de assento pode ser feito algumas vezes ao dia. Ele consiste em encher uma bacia larga e mais baixa com água morna e sentar dentro dela, sem roupa íntima, por cerca de 10 a 15 minutos. Isso ajudará na higienização da região, bem como aliviará a dor e o desconforto.

Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!

Outros relacionados

10 principais causas de hemorroida e o que fazer

10 principais causas de hemorroida e o que fazer

Estudos apontam que 70% das pessoas têm ou terão hemorroidas, e...

Novo tratamento minimamente invasivo para hemorroidas.

Novo tratamento minimamente invasivo para hemorroidas.

Novo tratamento minimamente invasivo, sem cortes, sem sangramento,...

Palavras-chave