Blog

Conheça alguns segredos por trás da cirurgia bariátrica!

Conheça alguns segredos por trás da cirurgia bariátrica!

Conforme o número de pessoas acima do peso vem aumentando ao passar dos tempos, o número das pesquisas sobre meios de reverter esse quadro aumenta ainda mais, e é aí que as informações difundidas podem causar mais dúvidas do que respostas.  E isso não seria diferente quando se trata da tão famosa cirurgia bariátrica.


Por isso eu trouxe algumas informações importantes a fim de sanar algumas dessas dúvidas. 


▪ Há dois tipos de cirurgia: restritiva, onde apenas diminuem o tamanho do estômago (a perda de peso se faz pela redução da ingestão de alimentos); e as mistas, nas quais há a redução do tamanho do estômago e um desvio do trânsito intestinal (a perda de peso se dá com a redução da ingestão e diminuição da absorção dos alimentos). Porém as mistas podem ser divididas entre ser predominantemente restritivas (derivação gástrica com e sem anel) e predominantemente disabsortivas (derivações biliopancreáticas).


▪ Toda avaliação pré-operatória deve ser individual, em que cada paciente deve ser submetido a uma avaliação clínico-laboratorial, através da aferição da pressão arterial, dosagens da glicemia, lipídios e outras dosagens sanguíneas, avaliação das funções hepática, cardíaca e pulmonar. A endoscopia digestiva e a ecografia abdominal também são importantes. Além é claro, de avaliação psicológica.


▪ O acompanhamento nutricional deverá ser mantido pelo resto da vida, a fim de que os pacientes recebam orientações específicas para elaboração de uma dieta qualitativamente adequada. Reposições vitamínicas são feitas após a cirurgia e mantidas por tempo indeterminado. 


▪ A aceitação do organismo ao tratamento deverá ser avaliada de perto, pois alguns pacientes recorrem alimentos de alta densidade calórica e de baixa qualidade nutricional, podendo provocar hipoglicemia e fenômenos vasomotores (sudorese, taquicardia e sensação de mal-estar), colocando em risco o sucesso da intervenção em longo prazo.


▪ Para mulheres com desejo de engravidar, deverão aguardar de 15 a 18 meses após o procedimento, pois grande perda de peso pode prejudicar o crescimento do feto.


Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!

Outros relacionados

Quando a cirurgia bariátrica é indicada para tratar obesidade

Quando a cirurgia bariátrica é indicada para tratar obesidade

A cirurgia bariátrica normalmente está indicada para pessoas com...

Pré e Pós Operatório da Cirurgia Bariátrica

Pré e Pós Operatório da Cirurgia Bariátrica

Pré-operatório da Cirurgia BariátricaO preparo pré-operatório...

Tipos de Cirurgia Bariátrica

Tipos de Cirurgia Bariátrica

As cirurgias diferenciam-se pelo mecanismo de funcionamento....

Palavras-chave