Diagnóstico e tratamento da gastroparesia!

Como mencionei no post dessa semana, a gastroparesia é um distúrbio que afeta o movimento de contração dos músculos do estômago, causando maior lentidão no processo de esvaziamento do estômago para o intestino delgado.

Não há cura para essa condição, porém, há tratamento para alívio dos sintomas. E para que isso ocorra corretamente é necessário o fechamento de um diagnóstico correto.

Diagnóstico

Alguns pontos são levados em consideração, como os sintomas, histórico médico, se possui histórico de cirurgias na região abdominal anteriormente e/ou diabetes mellitus, e também a idade do paciente.

Alguns exames também devem ser solicitados, como exames de sangue para verificar os níveis de glicose no sangue, e de hormônios como a tiroxina e a triiodotironina.

Há também a possibilidade de solicitação de exames como endoscopia, ultrassonografia abdominal, radiografia com contraste, entre outros de medição do esvaziamento gástrico.

Tratamento

As opções de tratamento podem envolver a prescrição de medicamentos para aumentar o processo do trânsito intestinal, ou antieméticos para alívio dos sintomas de náuseas e vômitos.

Em alguns casos, pode ser indicado estimulação elétrica gástrica para estimular o trânsito intestinal.

Há também a necessidade de uma mudança de hábitos alimentares, como diminuição da quantidade de alimentos ingeridos, e também a adoção de uma dieta pobre em gorduras mas ricas em fibras solúveis, além de controlar os níveis de açúcar, principalmente em pessoa diabéticas.

Uma alimentação em sua maioria líquida, também pode ser indicada, para garantir que os nutrientes e a hidratação sejam fornecidos adequadamente, o que favorece o esvaziamento gástrico.  Em casos graves, a alimentação por sonda pode ser indicada, para o fornecimento dos nutrientes necessários para pacientes que não conseguem se alimentar por via oral.

Entenda o que é gastroparesia e quais os seus sintomas!

Também conhecida como retardo no esvaziamento gástrico, a...