Dor forte no estômago? Pode ser úlcera gástrica!

Hoje eu vim falar um pouco sobre a úlcera gástrica (úlcera péptica ou úlcera no estômago) é uma ferida formada por uma agressão resultante do ácido clorídrico no tecido que reveste o estômago.

Normalmente causada pela presença da bactéria Helicobacter pylori, que contraímos através do consumo de água e alimentos contaminados, sendo essa é uma condição geralmente silenciosa.

No entanto, as úlceras podem ser secundárias à má alimentação, hábitos alimentares inadequados como jejum intermitente, estresse e uso de medicações que podem agredir o estômago, como antiinflamatórios.

Se você está sentindo dor na boca do estômago (cerca de 3 a 4 dedos acima do umbigo), fique atento, pois esse é o principal sintoma.

Outros sintomas são:

• Sensação de estômago cheio;

• Náuseas e vômitos;

• Dor;

• Queimação no meio abdômen;

• Fezes muito escuras ou avermelhadas.

Por conta da piora dos sintomas durante e depois da alimentação, a perda de apetite pode ser um dos sintomas também, causando uma perda de peso significativa.

Geralmente, ela pode ser tratada com a utilização de medicamentos antiácidos, para evitar que o suco gástrico do estômago aumente ainda mais a ferida.

A endoscopia apontou úlcera gástrica: devo me preocupar?

As úlceras gástricas são feridas formadas pela agressão do ácido...