Blog

É possível engravidar após fazer cirurgia bariátrica?

É possível engravidar após fazer cirurgia bariátrica?

Engravidar após uma cirurgia bariátrica é possível embora, normalmente, sejam necessários cuidados nutricionais específicos, como a ingestão de suplementos vitamínicos para garantir o fornecimento de todos os nutrientes importantes para o desenvolvimento do bebê e para a saúde da mãe.

Porém, na maioria dos casos, é recomendado esperar pelo menos 1 ano para que a mulher engravide, pois assim o corpo da mulher e a quantidade de hormônios circulantes já está mais estabilizados, o que deixa a mulher mais preparada para as novas mudanças que acontecem devido à gestação.

Além disso, também existem casos em que a cirurgia bariátrica é utilizada como forma de melhorar a fertilidade da mulher, isso porque com a perda de peso acontecem mudanças hormonais, além de melhorar a imagem e a autoestima, aumentando o desejo sexual.

Como cuidar da gravidez depois da bariátrica

A gravidez pós-bariátrica precisa ser acompanhada pelo obstetra, para avaliar o desenvolvimento correto do bebê, no entanto também é importante fazer um acompanhamento rigoroso com o nutricionista e com o gastroenterologista, pois é necessário adequar a dieta à possível falta de nutrientes provocada pela diminuição do estômago.

Alguns dos nutrientes mais afetados pela cirurgia e que, normalmente, precisam ser suplementados são:

  • Vitamina B12: ajuda a evitar o surgimento de alterações neurológicas no cérebro do bebê;
  • Ferro: é importante para manter a produção adequada de sangue e fortalecer o sistema imune contra infecções;
  • Cálcio: é essencial para o desenvolvimento de ossos saudáveis no bebê, assim como para o desenvolvimento do coração e nervos;
  • Vitamina D: além de fortalecer o sistema imune, ajuda na absorção do cálcio para o desenvolvimento dos ossos do bebê;


Assim, além das consultas de pré-natal, feitas pelo obstetra, a grávida também deverá fazer consultas regulares no gastroenterologista e no nutricionista para tratar carências nutricionais, prevenindo ou tratando problemas relacionados com sua falta.

Além disso, neste tipo de gravidez também é mais comum surgirem dores abdominais, vômitos, azia e hipoglicemia e, por isso, o acompanhamento do gastroenterologista e do nutricionista é fundamental para controlar este tipo de sintomas.

A gravidez após a cirurgia bariátrica deve ser planejada e acompanhada pelo obstetra, gastroenterologista e nutricionista para que não haja deficiências vitamínicas e complicações para a mãe e para o bebê. É recomendado que a mulher também se programe para não engravidar logo a pós a cirurgia, sendo normalmente indicado pelo ginecologista, métodos contraceptivos eficazes.

Cirurgia bariátrica depois da gravidez

A cirurgia bariátrica depois da gravidez normalmente não é indicada como uma forma de ajudar a mãe a recuperar o peso pré-gestacional, mas pode ser aconselhada pelo médico, em casos muito específicos de aumento de peso muito intenso.

De qualquer forma, mesmo sendo feita por laparoscopia, que é uma forma menos invasiva de cirurgia, a redução do estômago só poderá acontecer de acordo com avaliação médica, depois que a mãe se recuperar completamente do parto.

Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!

Outros relacionados

Mito ou verdade: a cirurgia bariátrica causa mudança no paladar?

Mito ou verdade: a cirurgia bariátrica causa mudança no paladar?

Uma dúvida bastante frequente em pacientes que passaram por uma...

A cirurgia bariátrica é uma grande aliada no tratamento da diabetes tipo 2!

A cirurgia bariátrica é uma grande aliada no tratamento da diabetes tipo 2!

Já sabemos que a diabetes do tipo 2 está relacionada à obesidade e...

Porque é tão importante um suporte psicológico antes e depois da cirurgia?

Porque é tão importante um suporte psicológico antes e depois da cirurgia?

Ainda que a cirurgia bariátrica seja frequentemente relacionada...

Palavras-chave