Blog

Gastrite, atitudes simples que ajudam a evitar esse mal.

Gastrite, atitudes simples que ajudam a evitar esse mal.

Além de ser um enorme desconforto, a gastrite ainda pode levar a úlceras ou a problemas maiores se não tratadas corretamente. Por isso, aprender a evitá-la é fundamental. 


Normalmente, ela começa com uma “simples azia” e com o passar do tempo, as dores se intensificam. E mesmo que não tenha um histórico de gastrite, é importante ficar atento, agora quem já tem histórico, algumas atitudes ajudam a diminuir a inflamação ou até mesmo evitá-la, como:


- Fazer as refeições em ambiente tranquilo, comendo bem devagar e mastigando bem os alimentos;

- Os alimentos devem ser ingeridos em pequenas quantidades, fracionadas, aproximadamente, de 3 em 3 horas, ou seja, de 5 a 6  refeições por dia. Evitar períodos longos em jejum;

- Manter um consumo adequado de água: 2000ml/dia auxiliará no bom funcionamento do intestino;

- O leite não deve ser consumido como um mecanismo de aliviar a dor e a queimação, pois ele estimula a produção de ácido gástrico o que poderá intensificar a dor. Mas pode ser utilizado como forma integrante da alimentação;

- A mastigação é muito importante para manter o processo digestivo adequado e evitar que o organismo necessite de uma quantidade maior de suco gástrico. Mastigando bem os alimentos, forma-se o bolo alimentar que reduz as partículas. Assim, a digestão é facilitada.

- Procure não ingerir líquidos durante as refeições, de preferência ½ hora antes ou depois.

- Praticar exercícios físicos e ter hábitos relaxantes pode reduzir o estresse e a ansiedade, o que é importante, já que ambos também aumentam a secreção do suco gástrico.

- Algumas pessoas utilizam medicamentos com uma frequência muito grande. O problema é que alguns, como os anti-inflamatórios não hormonais, podem influenciar na produção do muco estomacal. Sendo assim, é importante controlar o uso dos medicamentos para evitar a gastrite. Por isso, os remédios devem ser indicados pelo médico e você nunca deve se automedicar.


E não se esqueça, procure sempre ajuda médica quando os sintomas começarem, para receber o tratamento adequado!


Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!

Outros relacionados

O que é a gastrite? Quais são suas causas, sintomas e tratamentos?

O que é a gastrite? Quais são suas causas, sintomas e tratamentos?

A dor e a queimação, sintomas típicos da gastrite, são...

Quem tem gastrite deve evitar comer o quê?

Quem tem gastrite deve evitar comer o quê?

​​​​​​​​​​​​​​A gastrite consiste na inflamação da mucosa...