Blog

Hérnia Epigástrica

Hérnia Epigástrica

As hérnias designam a saída de um órgão da cavidade natural onde está localizado através de uma abertura. Essa abertura pode ter surgido em consequência de um problema congênito ou então durante a vida do paciente. São exemplos de hérnias as da parede abdominal (hérnia inguinal e hérnia umbilical, por exemplo), do disco vertebral, do pulmão, das meninges, entre outras.

Como exemplo de hérnias relacionadas com a parede abdominal, podemos citar a chamada hérnia epigástrica. Ela possui prevalência de 10% e acomete principalmente homens com idade entre 20 e 50 anos.

Esse tipo de hérnia ocorre na linha média do abdômen (Linha Alba), entre o umbigo e o tórax. O surgimento desse tipo de hérnia está relacionado diretamente com problemas durante a formação dessa linha, portanto, trata-se de um problema congênito.

A causa exata para que ocorra a hernia epigástrica é ainda muito controversa. Entretanto, entre as teorias mais aceitas, está a de que a fixação do diafragma provoca uma tensão maior na região epigástrica, desencadeando a formação desse tipo de hérnia. Trabalho pesado, tosse, esforço e alguns esportes podem ter relação com o seu aparecimento.

Durante o surgimento da hérnia ocorre o afastamento dos músculos retos abdominais e a saída, principalmente, de tecido adiposo. No entanto, a protuberância formada pode conter também intestino, deixando o caso mais grave.

No exame físico é possível observar a presença de uma protuberância na região do abdômen, o que já sugere esse tipo de hérnia. Vale destacar, no entanto, que a hérnia é visível somente em alguns pontos.

hérnia epigástrica pode provocar dor quando se pressiona o abdômen do paciente, entretanto, na maioria dos casos, ela é assintomática. A falta de sintomas faz com que o assunto seja pouco abordado na literatura, por isso são escassos textos sobre o assunto.

Esse tipo de hérnia não se cura espontaneamente, sendo assim, o tratamento recomendado é cirurgia. A cirurgia consiste na reparação da região abdominal que está enfraquecida e o retorno do material que extravasou para o interior da cavidade abdominal.

Por geralmente não causar sérios riscos à saúde, não é considerada uma emergência. Em alguns pacientes, é recomendado o tratamento sem a necessidade de cirurgia, porém, por aumentar de tamanho, muitas vezes é necessário recorrer ao procedimento cirúrgico.

Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!

Outros relacionados

Sintomas de Hérnia Umbilical

Sintomas de Hérnia Umbilical

Principais SintomasO principal sintoma de hérnia umbilical é o...

Reconhecendo os sinais da hérnia abdominal.

Reconhecendo os sinais da hérnia abdominal.

Causada pelo escape de uma víscera por meio da parede abdominal,...

Entenda o que é a hérnia de Spiegel

Entenda o que é a hérnia de Spiegel

Hérnia é uma palavra derivada do latim, que...

Palavras-chave