Já sentiu uma sensação de dor ou desconforto na parte superior do abdome frequente?

Caracterizado por sintomas como a dor e desconforto na parte de cima do abdome, mal estar e náuseas frequentes, a dispepsia é um conjunto de sintomas relacionados ao estômago que estão ligados a má digestão e gastrite.

Essa é uma situação mais comum do que parece e normalmente são benignos. Em sua maioria, essa é uma condição causada por uma bactéria chamada helicobacter pylori no estômago, entretanto, também pode vir a ocorrer por conta de maus hábitos alimentares ou infecções intestinais, mas também por alterações emocionais (como estresse e ansiedade).

Mas também há algumas doenças digestivas que podem desencadear a dispepsia, principalmente a gastrite ou a úlcera péptica gástrica ou duodenal, sendo que ambas são doenças resultantes de mal uso ou uso exagerado de medicamentos (como analgésicos e anti-inflamatórios não esteroidais).

Sendo uma condição com causas variadas (mesmo que estas sejam mais raras do que por meio bacteriano), também é possível que ela seja originada em outros órgãos, como resultado de cálculos biliares (pedra na vesícula) ou doença pancreática.

Ou seja, mesmo possuindo diversas possíveis causas, são raras as vezes que essa condição é associada a alguma doença maligna. Por isso, apesar de ser uma doença crônica e frequente, ela é considerada benigna e possui tratamento e cura.

Como é feito o tratamento para um paciente com dispepsia?

Apesar de ser uma condição mais comum do que parece, e não possuir...