Blog

O que comer depois da Cirurgia Bariátrica?

O que comer depois da Cirurgia Bariátrica?

Depois de passar por uma cirurgia bariátrica a pessoa precisa fazer uma dieta líquida durante cerca de 15 dias, e depois pode começar a dieta pastosa por aproximadamente mais 20 dias.

Após esse período os alimentos sólidos podem voltar a ser introduzidos pouco a pouco, mas a alimentação geralmente só volta ao normal, cerca de 3 meses depois da cirurgia. Porém, esses períodos de tempo podem variar, dependendo do tipo de tolerância que cada pessoa apresentar após a cirurgia.

Fazer este tempo de adaptação é muito importante porque o estômago da pessoa fica muito pequeno e cabe apenas cerca de 200 ml de líquido, e é por isso que a pessoa emagrece rápido, porque mesmo que queira comer muito irá se sentir muito desconfortável porque literalmente a comida não vai caber no estômago.

Como fazer a Dieta Líquida:

A dieta líquida começa logo depois da cirurgia e geralmente dura entre 1 a 2 semanas. Nesse período os alimentos só podem ser consumidos na forma líquida e em pequenos volumes, cerca de 100 a 150 ml, fazendo-se cerca de 6 a 8 refeições por dia, com um intervalo de 2 horas entre as refeições. Durante o período da dieta líquida é comum que se passe pelas seguintes fases:

  • Dieta de líquidos claros: esta é a primeira fase da dieta líquida que deve ser feita durante os primeiros 7 dias do pós-operatório, sendo à base de sopa sem gorduras, sucos de fruta coados, chás e água. Deve-se iniciar a dieta com um volume de 30 mL e ir aumentando progressivamente até alcançar 60 mL no final da primeira semana.

  • Dieta triturada: após os primeiros 7 dias já se pode ir adicionando este tipo de dieta que consiste em ingerir alguns tipos de alimentos triturados, aumentando a quantidade de líquidos de 60 para 100 mL. Os alimentos permitidos incluem os chás e sucos de frutas não cítricas, cereais como aveia ou creme de arroz, carnes brancas, gelatina sem açúcar, legumes como abóbora, aipo ou inhame e vegetais cozidos como abobrinha, berinjela ou chuchu.

Os alimentos têm que ser ingeridos lentamente, podendo demorar até 40 minutos para tomar um copo de sopa, e também não se deve utilizar canudos para os ingerir.

É ainda extremamente importante beber entre 60 a 100 mL de água ao longo do dia, em pequenas quantidades, e tomar os suplementos prescritos pelo médico, para garantir a quantidade de vitaminas que o corpo necessita.

Como fazer a Dieta Pastosa:

A dieta pastosa deve começar cerca de 15 dias depois da cirurgia, e nela a pessoa pode comer apenas alimentos pastosos como cremes de legumes, mingaus, purês de frutas cozidas ou cruas, purês de leguminosas, purês de proteínas ou vitaminas de frutas batidas com suco de soja ou água, por exemplo.

Nesta fase da dieta, o volume ingerido deve ser entre 150 a 200 mL, devendo evitar-se a ingestão de líquidos juntamente com as refeições principais.

Quando voltar a comer alimentos sólidos:

Após cerca de 30 a 45 dias depois da cirurgia bariátrica a pessoa já pode voltar a comer alimentos que precisam ser mastigados mas em pequenas quantidades ao longo de 6 refeições diárias. Nessa fase pode ser útil usar um pratinho de sobremesa para comer pequenas quantidades em cada refeição.

Os líquidos só devem ser ingeridos entre as refeições, sendo importante beber pelo menos 2L de água por dia para prevenir a desidratação.

A partir dessa fase o paciente pode comer frutas, legumes, cereais integrais, leite e derivados, carne, peixe, ovo, massa, arroz, batata, cereais integrais e sementes em pequenas quantidades e de acordo com a sua tolerância.

O que não pode comer:

Nos primeiros 3 meses após a cirurgia de redução do estômago, devem ser evitados alimentos como:

  • Café, chá mate, chá verde;
  • Pimenta, condimentos químicos, como Knorr, Sazon, mostarda, ketchup ou molho inglês;
  • Sucos industrializados em pó, refrigerantes, assim como água gaseificada;
  • Chocolate, balas, chicletes e doces em geral;
  • Frituras;
  • Bebida alcoólica;


Além disso alimentos como mousse de chocolate, leite condensado ou sorvete são muito calóricos devem ser evitados, e mesmo consumidos em pequenas quantidades podem fazer engordar novamente.

Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!

Outros relacionados

5 perguntas sobre cirurgia bariátrica que você sempre quis fazer

5 perguntas sobre cirurgia bariátrica que você sempre quis fazer

O que é cirurgia bariátrica e quando se opta pelo tratamento?É um...

3 dúvidas frequentes sobre a cirurgia bariátrica.

3 dúvidas frequentes sobre a cirurgia bariátrica.

Por conta da complexidade da bariátrica, ainda existem muitas...

Cuidados após a cirurgia bariátrica

Cuidados após a cirurgia bariátrica

Acompanhamento Nutricional:O nutricionista tem papel fundamental...

Palavras-chave