Blog

O que é a doença do refluxo gastroesofágico?

O que é a doença do refluxo gastroesofágico?

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão. Esse movimento é conhecido como refluxo e irrita os tecidos que revestem o esôfago, causando os sintomas típicos da DRGE.

Causas

Quando uma pessoa come, a comida passa da garganta para o estômago através do esôfago. Uma vez que a comida está no estômago, um anel de fibras musculares impede que o alimento se mova para trás, em direção ao esôfago. Essas fibras musculares são chamadas de esfíncter esofágico inferior.

Se o esfíncter não fechar bem, tudo o que a pessoa comeu, bebeu e até mesmo o suco gástrico usado na digestão pode vazar de volta para o esôfago. Isso é chamado de refluxo gastroesofágico. A doença do refluxo gastroesofágico é definida pela presença do refluxo gastroesofágico associada a sintomas ou complicações.

Entre as causas pode-se citar hérnia de hiato, hipotonia do esfíncter esofagiano inferior, perda da peristalse do esôfago (contrações musculares coordenadas para conduzir o alimento para o estômago), aumento da secreção gástrica, aumento da pressão intra-abdominal e estômago muito cheio por tempo prolongado.

Sintomas

Alguns sintomas são característicos da doença de refluxo gastroesofágico. Veja:

- Azia;
- Dor no peito;
- Regurgitação;
- Tosse seca;
- Rouquidão;
- Dor de garganta;
- Náusea após refeições;
- Afta;
- Pigarro;
- Sinusite;
- Otite;
- Sensação de "bolo na garganta";
- Erosão dentária.

Uma pessoa diagnosticada com DRGE pode ter a sensação de que o alimento pode ter ficado preso na garganta e pode sentir os sinais da doença aumentar ao se curvar, inclinar para a frente, ficar deitado ou comer.

Fatores de risco

Alguns fatores são considerados de risco, pois aumentam as chances de uma pessoa apresentar a doença do refluxo gastroesofágico:

- Obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece;
- Refeições volumosas antes de deitar;
- Aumento da pressão intra-abdominal;
- Ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

Tratamento

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. O clínico inclui a administração de medicamentos que diminuem a produção de ácido pelo estômago e melhoram a motilidade do esôfago. Paralelamente, o paciente recebe orientação para perder peso, evitar alimentos e bebidas que agravam o quadro, fracionar a dieta, não se deitar logo após as refeições e praticar exercícios físicos. A cirurgia pode ser realizada de maneira convencional ou por laparoscopia. Ela é sempre um procedimento adequado quando a repetição do refluxo gastroesofágico provoca esofagite grave, uma vez que a acidez do suco gástrico pode alterar as células do revestimento esofágico e dar origem a tumores malignos.

Prevenção

Manter um peso saudável e fazer visitas frequentes ao médico é uma boa forma de prevenir não só a doença do refluxo gastroesofágico, como também outras doenças do trato digestivo. Evitar o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também pode ajudar a impedir a doença.

Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!

Outros relacionados

Sinais de que você pode ter refluxo e ainda não sabe!

Sinais de que você pode ter refluxo e ainda não sabe!

Dr, passei pelo médico e ele me disse que tenho refluxo, mas eu...

Tenha cuidado com o chocolate nesta época do ano, ele pode ser inimigo do seu refluxo!

Tenha cuidado com o chocolate nesta época do ano, ele pode ser inimigo do seu refluxo!

Nesse período do ano, é praticamente impossível resistir a um bom...

Como o refluxo gastroesofágico é tratado?

Como o refluxo gastroesofágico é tratado?

Refluxo gastroesofágico se trata de uma condição em que o...

Palavras-chave