O que é a Pancreatite?

Pancreatite é a inflamação no pâncreas. O pâncreas é uma glândula localizada atrás do estômago no abdome superior. Entre as suas funções está fazer a digestão das gorduras e carboidratos que ingerimos usando o suco pancreático, substância que contém enzimas digestivas.

A pancreatite pode ocorrer de forma aguda ou crônica. Os casos leves de pancreatite podem desaparecer sem tratamento, mas casos graves podem causar complicações com risco de vida.

Pancreatite aguda

O início da pancreatite aguda é frequentemente muito repentina. A inflamação geralmente desaparece dentro de poucos dias, uma vez que o tratamento começa. De acordo com o DATASUS, no Brasil são registrados cerca de 15,9 casos a cada 100 mil habitantes todos os anos.

Os cálculos biliares são a causa mais comum da pancreatite aguda. O cálculo biliar é uma massa pequena e sólida que forma a partir de bile na vesícula. O pâncreas e a vesícula biliar se ligam pelo ducto biliar, através do qual a bile e outras enzimas digestivas passam para o intestino durante a digestão. Os cálculos, quando escapam da vesícula biliar e passam pelo ducto biliar podem causar inflamação no pâncreas. A outra causa comum de pancreatite aguda é a ingestão de álcool, às vezes de forma intensa. Diversas outras situações podem causar pancreatite como traumas, uso de remédios e aumento do triglicérides no sangue.

Pancreatite crônica

A pancreatite crônica é uma inflamação que não acaba e se perpetua. Os pacientes com pancreatite crônica podem sofrer danos permanentes ao pâncreas. Sua incidência é estimada entre cinco e 10 casos para cada 100 mil indivíduos por ano.

O tecido cicatricial se desenvolve a partir de inflamação de longa duração e pode fazer o pâncreas parar de produzir a quantidade normal de enzimas digestivas. Como resultado, é provável que você tenha problemas para digerir gorduras. Em casos avançados a parte endócrina pode ser acometida e os pacientes evoluem com Diabetes Mellitus.

O abuso de álcool é a causa mais comum de pancreatite crônica em adultos. Doenças autoimunes e doenças genéticas, tais como a fibrose cística, também podem causar a pancreatite crônica em alguns pacientes.

Causas

Pancreatite ocorre quando as enzimas digestivas produzidas no pâncreas tornam-se ativadas enquanto no interior do pâncreas, causando danos ao órgão.

Durante a digestão normal, as enzimas pancreáticas inativadas se movem através de dutos em seu pâncreas e viajam para o intestino delgado, onde as enzimas são ativadas e ajudam na digestão. Na pancreatite, as enzimas são ativadas quando ainda no pâncreas. Isto faz com que as enzimas destruam as estruturas das células, causando inflamação e os sinais e sintomas associados com a pancreatite.

Com acessos repetidos de pancreatite aguda, o dano ao pâncreas pode ocorrer e levar a pancreatite crônica. O tecido cicatricial pode se formar no pâncreas, causando a perda da função. Um pâncreas que não funcionam bem pode causar problemas de digestão e diabetes.

Sintomas de pancreatite aguda incluem:

-Dor abdominal superior;
-Dor abdominal que se irradia para as costas;
-Dor abdominal que se sente pior depois de comer;
-Náusea;
-Vômitos;
-Febre.

Sintomas de pancreatite crônica incluem:

-Dor abdominal superior intensa;
-Perder peso sem esforço;
-Fezes gordurosas e fedorentas (esteatorreia).

Faça visitas regulares ao seu médico e, em caso de sintomas de dor abdominal persistente, marque uma consulta. A prevenção é o melhor tratamento.