Blog

Precisamos falar sobre o Câncer Gastrointestinal.

Precisamos falar sobre o Câncer Gastrointestinal.

Desenvolvido no sistema digestivo, esse tipo de tumor envolve o estômago, esôfago, fígado, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus, o câncer gastrointestinal é um dos tumores mais frequentes e com alta taxa de mortalidade.

Segundo pesquisas americanas, 26% dos casos de câncer no mundo são causados por esse tipo de tumor, ou seja, de cada quatro casos de tumores, um é gastrointestinal, bem como um a cada três casos de mortes por câncer, é gastrointestinal.

Ainda não há fatores comprovados para o desenvolvimento deste tipo de tumor, porém, há fatores de risco que envolvem:

Idade: apesar de ocorrerem em quaisquer idades, são mais comuns em indivíduos entre os 50 e os 80 anos, raros são os casos antes dos 40 anos.

Síndromes genéticas: não há uma comprovação exata de que este tipo de câncer é hereditário, porém existem alguns casos em que pessoas da mesma família podem partilhar de mutações genéticas capazes de resultar no tumor.

No início, pode ser que este tumor não apresente sinais nem sintomas, porém, conforme avança, ele pode causar anemia, e consequentemente fraqueza e cansaço. Há outros sinais e sintomas como:
- Hemorragias no sistema digestivo;
- Vômito com sangue;
- Dores no estômago;
- Inchaço no abdômen;
- Perda de peso;
- Perda de apetite;
- Dificuldades para engolir, entre outros.

Vale ressaltar, que mesmo que você apresente um ou mais desses sintomas, não é certo que seja um tumor gastrointestinal, porém, é imprescindível que procure um médico o quanto antes, para que possa ser feito o diagnóstico e se for o caso, indicar o melhor tratamento.

Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!

Outros relacionados

Atenção! Manter hábitos saudáveis auxilia na prevenção do Câncer Gastrointestinal.

Atenção! Manter hábitos saudáveis auxilia na prevenção do Câncer Gastrointestinal.

Os hábitos alimentares estão entre uma das maneiras de evitar...

Palavras-chave