Você sabe o que é Doença Inflamatória Intestinal?

As doenças inflamatórias intestinais são constituídas por duas inflamações intestinais crônicas diferentes que são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.

As causas dessas inflamações ainda não conhecidas mas os sintomas geralmente são lesões de pele, diarreia, perda de peso, dor abdominal e atraso no crescimento são algumas delas.

Geralmente essas inflamações comprometem a parte do intestino grosso, inferior do intestino delgado ou ambos, e pode atingir qualquer parte do trato digestivo. Sendo elas:

Doença de Crohn

Essa inflamação é intensa e excessiva e pode afetar todo o trato gastrointestinal. Geralmente causa cólicas, emagrecimento, diarreia (podendo ser com sangue) e dores articulares. Devido a esses fatores os portadores da doença acabam se alimentando incorretamente levando a perda de apetite.
Há diversos níveis dessa doença e pode atingir partes diversas dos intestinos delgado e grosso, provocando perfuração ou estreitamento dos intestinos e inflamação.

Retocolite Ulcerativa

Os sintomas são similares aos da doença de Crohn, porém essa atinge somente o cólon e o reto provocando dores abdominais e inflamação intestinal. A diferença entre ambas está no local, sendo que a doença de Crohn atinge até as camadas mais profundas da parede intestinal, já a retocolite apenas a parte mais superficial da mucosa.

Apesar da doença de Crohn e a retocolite ulcerativa manifestarem sintomas e tratamentos semelhantes, elas não são a mesma doença. E se essas inflamações não forem controladas a probabilidade de desenvolver o câncer de cólon é maior.

Entenda a importância da alimentação para doenças inflamatórias intestinais

Não é de hoje que sabemos que uma alimentação saudável nos...