Você sabe qual a diferença entre Fissura e Fístula anal?

Por possuírem nomes semelhantes, é muito comum que as pessoas confundem fissura com fístula anal. Por isso, hoje eu vim esclarecer sobre cada um para ajudá-los a compreender melhor.

Fístula anal: é uma condição onde se abre uma espécie de "rachadura" entre o canal anal e a pele, onde normalmente há presença de secreção de pus na região perianal. Em sua maioria, sua causa é em consequência da drenagem de abscessos que surgem na região da borda do ânus ou próximo. Mas também, em casos mais raros, pode surgir por conta de uma  doença inflamatória intestinal, traumas anorretais, cirurgias no reto entre outros.

A opção de tratamento para fístulas é cirúrgica, visto que são raras as vezes que elas cicatrizam sozinhas!

Fissura anal: já essa condição, se trata de uma pequena lesão (ferida) na borda do ânus, que se abre normalmente em decorrência de um trauma local (fezes endurecidas ou entrada de corpo estranho [objetos]). Entre seus sintomas estão dor e sangramento durante e após a evacuação, irritação e coceira anal.

O tratamento costuma ser clínico, com reeducação alimentar, aporte de fibras, e uso de medicações e pomadas específicas, bem como banhos de assento. Em casos de fissuras crônicas a cirurgia pode ser solicitada.

Em ambas as condições, os casos de pacientes diabéticos, obesos e imunodeprimidos, essa condição pode se agravar, principalmente se demorar para diagnosticar e ser feito o tratamento. Afetando mais homens do que mulheres.

O que são e quais as principais doenças orificiais?

As doenças orificiais se tratam de um grupo de patologias benignas...