Abdome agudo: Um mesmo nome, tipos e causas diferenciadas.

O abdome agudo é definido por dor abdominal, não traumática e repentina com uma evolução ágil, sendo necessária a avaliação imediata. Apesar da semelhança entre os nomes, os tipos e as causas são diferentes.

Para ajudá-los a entender melhor, hoje eu trouxe uma pequena explicação sobre cada um. Segue abaixo:

Abdome agudo vascular/isquêmico

Com dores abdominais intensas, não sendo proporcionais às alterações dos exames físicos. As causas estão associadas com fibrilação arterial, cardiopatias, avanço da idade, doenças valvares, doença vascular, hipercoagulação e apesar de ser raro, apresenta alta mortalidade.

Abdome agudo obstrutivo

Apresenta a presença de obstáculo mecânico ou funcional, ocorrendo a suspensão progressiva do conteúdo intestinal. As origens são de doença de Crohn, diverticulites, oclusão vascular, íleo paralítico, hérnia estrangulada, aderências, neoplasia intestinal e impacto por bolo de áscar.

Abdome agudo inflamatório

Com uma consequência de desenvolvimentos infecciosos/inflamatórios costuma ser o mais comum. Suas causas são: pancreatite aguda, diverticulite aguda, colecistite aguda e apendicite aguda.

Abdome agudo perfurativo

No geral, a dor é inicialmente repentina e constantemente vem relacionada a septicemia e choque. As suas causas são seguidas de processos infecciosos, inflamatórios, traumatismos, iatrogênicas, ingestão de corpo estranho e neoplásicos.

Abdome agudo hemorrágico

Pode acontecer em todas as idades, porém mais recorrente entre as idades 50 e 60 anos. A dor geralmente é gradativa e pode apresentar sinais de choque hipovolêmico. As causas dos idosos ocorrem devido à ruptura de tumores, aneurismas da aorta abdominal e veias varicosas; já nas mulheres há sangramentos por causas ginecológicas e obstétricas e nos jovens está relacionado ao rompimento de aneurismas das artérias viscerais.

É fundamental que o atendimento médico direcionado seja feito de imediato se houver suspeita de abdome agudo, visto que é uma condição com grande potencial de agravamento. Ao perceber os sintomas, procure ajuda médica para averiguar o seu caso o quanto antes.

Dor abdominal aguda e intensa? Pode ser abdome agudo!

O abdome agudo é uma síndrome grave e não necessariamente uma...