Blog

Cirurgia bariátrica pode ajudar no controle do diabetes tipo 2

Cirurgia bariátrica pode ajudar no controle do diabetes tipo 2

Já sabemos que a diabetes do tipo 2 está relacionada à obesidade e sobrepeso.  Então, pacientes diabéticos passaram a ter a cirurgia bariátrica como uma opção terapêutica para controle dos índices glicêmicos, caso o tratamento clínico não apresentasse resultados.

A cirurgia nesse caso é recomendada para tratar a diabetes e melhorar os componentes metabólicos quando o controle está complexo. Depois de realizar a cirurgia, o organismo começa a liberar uma incretina e em conjunto da perda de peso, favorece o controle glicêmico.

Onde será realizada primordialmente por bypass gástrico com reconstrução em y de roux, e assim, ocorre o grampeamento de uma parte do estômago dessa forma reduzindo o espaço para os alimentos, o que promove o crescimento de hormônios que fornecerão mais saciedade e reduzirão a fome, 

Mas vale ressaltar que a cirurgia é indicada para o tratamento do diabetes para pacientes com IMC maior ou igual a 30 e diabetes de difícil controle. Nessa situação, a doença pode ser minimizada em até 90%, porém irá depender do tempo em que se realizou o diagnóstico e do quão grave está, para reduzir as possíveis complicações como por exemplo problemas renais e cardiovasculares. 

Resumindo, a perda de peso em conjunto com a alteração na produção de alguns hormônios secretados pelo trato gastrointestinal, promove a minimização dos níveis de glicemia, colesterol ruim e pressão arterial. Todo esse conjunto resulta em uma boa qualidade de vida, possibilitando mais saúde para as pessoas.

Gostaria de agendar uma consulta? Clique aqui!

Outros relacionados

Dr. Hugo, posso praticar exercícios físicos após a bariátrica?

Dr. Hugo, posso praticar exercícios físicos após a bariátrica?

Logo após a cirurgia, de início, é liberado apenas as atividades...

Por quanto tempo deve ser realizado acompanhamento após a bariátrica?

Por quanto tempo deve ser realizado acompanhamento após a bariátrica?

Que o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar com um...

Tipos de Cirurgia Bariátrica

Tipos de Cirurgia Bariátrica

As cirurgias diferenciam-se pelo mecanismo de funcionamento....

Palavras-chave