O que é a Doença Celíaca? Quais as suas causas, sintomas e tratamento?

A doença celíaca é uma doença autoimune, portanto, as próprias células, em defesa imunológica, agridem as células do organismo causando um processo inflamatório, atingindo o tubo digestivo e interferindo na absorção dos nutrientes.

A Doença Celíaca acomete pessoas com intolerância a uma proteína chamada glúten. Depois de ingerido, o glúten entra em contato com a superfície do intestino delgado, onde as células imunológicas provocam a inflamação.

Sintomas:

A doença manifesta-se de forma diferente em cada indivíduo, podendo surgir tanto na idade adulta quanto na infância, um fator determinante para o surgimento da doença é o tempo de amamentação. Quanto maior o tempo de amamentação, mais tardio os sintomas podem surgir.

Os sintomas podem variar, manifestando somente no sistema digestório em algumas pessoas, e em outras com depressão e irritabilidade. Listamos abaixo, os principais sintomas da Doença Celíaca:

-Distensão abdominal e dor recorrente;

-Diarreia crônica;

-Perda de peso;

-Fezes claras, com odor fétido;

-Anemia crônica;

-Flatulência;

-Dores ósseas;

-Alteração comportamento;

-Cãibras musculares;

-Fadiga e/ou cansaço;

-Retardo do crescimento;

-Dor articular;

-Aftas orais;

-Alteração do período menstrual;

-Depressão e/ou irritabilidade.

Algumas pessoas não apresentam sintomas, pois, a parte afetada do intestino absorve nutrientes de forma suficiente, porém, mesmo sem apresentar sintomas, ainda apresentam riscos de desenvolver as complicações da doença celíaca.

Diagnóstico:

O diagnóstico pode ser feito através de exames de sangue específicos, associado à biópsia realizada pela endoscopia digestiva alta.

Tratamento:

O tratamento da doença consiste em manter rigorosamente uma dieta sem glúten. Para muitas pessoas, este tipo de dieta traz melhoras dos sintomas, das cicatrizes e ajuda a prevenir futuras complicações.

Excesso de gases e barriga inchada? Pode ser sinais de problemas com o glúten.

Antes de mais nada, precisamos estabelecer o que é glúten: é uma...